segunda-feira, 5 de maio de 2014

O CORRE CORRE DAS COLIGAÇÕES

Desde o final do ano passado que alguns partidos se movimentam em conversas que visam as possíveis coligações na eleições 2014.
Agora já nos encontramos próximos ao início das convenções, o processo se afunila e a busca por melhores acomodações começa a tomar corpo.
PT
O Partido dos Trabalhadores realiza no próximo dia 16 o pré-lançamento da candidatura ao governo de Roraima da senadora Ângela Portela.
A própria senadora é quem está conduzindo as conversas com os partidos que poderão fazer parte da aliança nas eleições majoritárias para governo e senado, deputado federal e estadual.
O PT vem mantendo conversa com PDT, PV, PP, PTB, PC do B, PTC, PEN, PHS, SD e PSD.
Um grupo formado anteriormente pelos partidos PV, PDT, PC do B, PEN, PSC, PHS, PMN, SD, PT do B, PSDC, PPL, PSL e DEM, mantinham conversas com o objetivo de eleger deputados federais. Depois de muitas conversas criou-se um grupo de dissidentes formado pelos partidos PPL, PC do B, PSC, PHS e PEN.
Com essa movimentação, o PV e PDT se aproximaram ainda mais do PT que afinam suas articulações com PP, PTB e PTC que aguardam ainda o retorno de PC do B, PHS e PEN. PSD, SD poderão vir também.
No grupo para as eleições majoritárias de governador e senador, há as pré-candidaturas ao governo de Roraima da senadora Ângela Portela e do ex-Governador Neudo Campos. Ao senado disputam a vaga Telmário Mota pelo PDT e Mozarildo Cavalcante - PTB, Raul Lima - PP e também Neudo Campos - PP.
PSB
Pelos lados do PSB a mais provável coligação será com o PMDB, PR, e PRB. Já o PSDB poderá ser a grande surpresa, porque poderá ser excluído da coligação do atual governo por conta de uma resolução editada pela direção nacional do PSB proibindo a coligação com partidos adversários a nível nacional.
Outras siglas que apóiam o governo mas que buscarão coligações alternativas, PTN, PRTB, PROS, PSDC, PT do B e PPS poderão formar uma coligação para deputado federal e estadual.
Se o PSDB for rifado do grupo governista, o que é provavel que aconteça, esse grupo poderá ser a tábua da salvação de Anchieta sustentar sua candidatura ao senado e Sheridan a federal. O entrave nessa situação são as candidaturas de Aurelina e José Reinaldo que terão dificuldade em encontrar coligação no grupo.
PPL
O PPL que liderou o grupo dissidente para lançar a advogada Josy Keyla como candidata ao senado, conta com os partidos PSC, PHS, PC do B e PEN.
E assim, o jogo começa a ser jogado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário