sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SÓ OS OUSADOS VENCEM

Dep Sarney Filho, Rudson Leite e Dep Penna
O Partido Verde em Roraima vem crescendo a partir de 2006. Em 1994 o partido obteve 0,01% dos votos. Em 98 e 2002 o partido não obteve votos. Em 2006 alcançamos 5,79% e em 2010 6,43%.
Em 2006 ficamos atrás somente dos estados de Minas Gerais 9%, Rio Grande do Norte 8,95, São Paulo 8,19 e Amazonas com 5,95.
Em 2010 ficamos atrás dos estados do Maranhão 9,39, São Paulo com 9,26%, Minas Gerais 7,37.
Roraima é o quartocolocado entre os verdes do Brasil e a previsão para 2014 será o de alcançar primeira colocação.
Lançar a candidatura majoritária para governador significará um passo muito importante do Partido Verde para eleger o primeiro governador do partido no Brasil. Será uma candidatura de um profissional jovem, bem sucedido, de família tradicional e política. Será um passo ousado. Como dizia um velho político, "só os ousados escreverão seu nome na história". Estamos caminhando para essa realização.
(números extraídos do livro Partido Verde - Trajetória nas urnas de Cláudio Tutelli).

terça-feira, 20 de agosto de 2013

COMÉRCIO NA FRONTEIRA

Foto: Google
Comércio de fronteira é sempre uma onda que vem, vai, vem, vai e se foi e parece não querer mais voltar.
Estou falando do comércio fronteiriço entre Brasil e Venezuela onde os comerciantes brasileiros sofrem imensa desvantagem, tanto pelo constante desvalização da moeda venezuelana como também a política fiscal praticadas nas duas cidades.
Do lado de lá existem os incentivos fiscais que são dados as áreas de livre comércio além dos produtos ali oferecidos. Há também a culinária diferente que atrai muitos brasileiros que atravessam a fronteira e deixam por lá alguns milhares de reais que poderiam ser gastos aqui mesmo nas cidades brasileiras. A verdade é que Pacaraima está virando uma cidade de poucas alternativas onde o maior movimento que se ver é o do cambistas que oferecem bolivares as pessoas que apenas passam por lá.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

É UM LAMEIRO SÓ

VICINAL 3 
Até o início dos anos 80 as principais colônias agrícola de Roraima eram a Braz de Aguiar - CANTÁ administrada pelo senhor Ozana, Coronel Mota - TAIANO, administrada pelo senhor Antonio Telegrafista e Alto Alegre, administrada pelo senhor Pedro Costa.
Nesse período, com a chegada do brigadeiro Ottomar de Souza Pinto, foi criada a colônia Confiança localizada após o rio Quitauaú.
BR 432
Já se passaram mais de 30 anos, muitos lotes foram agregados e formaram-se fazendas de criação de gado e mais recentemente a região passou a responder por uma parcela da piscicultura desenvolvida em Roraima, além da produção de outros tipos de alimento para abastecer, principalmente Boa Vista.
Alguns entraves foram amenizados como a chegada da energia elétrica Em algumas localidades até telefone celular e sinal de TV já chegaram nas residências dos agricultores.
Conversando com um dos moradores ele disse: "Ainda bem que o sinal de TV e celular não vem pela estrada porque se viessem poderiam ficar atolados".
BR 432
Ele estava falando do péssimo estado em que se encontram as estradas vicinais e até mesmo a BR 432 que liga o Cantá a localidade de Novo Paraíso, município de Caracaraí. E não é só as estradas que estão em péssimo estado de conservação não, as pontes, verdadeiras "pinguelas" não oferecem nenhuma segurança aos usuários.
Há um canteiro de obra quase abandonado na beira da estrada onde pode ser vista uma montanhas de brita que deveria ter sido utilizada no asfaltamento da rodovia.
É como disse um dos moradores: "Aqui nós estamos entregues a própria sorte. Aqui nós ficamos sabendo pela TV que foi construída uma estrada muito boa em um lugar onde não se produz nada e só serve para as pessoas se divertirem nos finais de semana. Nós, infelizmente estamos vivendo em um estado de abandono", concluiu ele.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

COMO PRODUZIR SE NÃO TEMOS CAPACIDADE DE ARMAZENAR?

"A Câmara analisa a Medida Provisória 619/13, que estabelece ações para ampliar a capacidade de armazenagem de grãos no País. A ampliação foi anunciada pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 6 no Plano Safra 2013/2014. A MP também assegura licença-maternidade de 120 dias para todas as mães adotivas". (Câmara dos deputados).
Com certeza essa PEC não alcançara Roraima, pelo menos não há sinais de que teremos por essas bandas produção em larga escala.
Como produzir se não conseguimos sequer resolver problemas burocráticos como por exemplo a titulação de nossas terras? Qual o empresário que investirá seus recursos em um ambiente como esse que ronda o Instituto de Terras de Roraima? Um presidente saiu sob denúncias de práticas pouco ortodoxas ao serviço público. Entra em seu lugar um técnico que ao que parece não agradou os interesses de uma parlamentar. Vem outro técnico e também não tem apoio na assembléia legislativa de Roraima. Com então produzir?
Dificilmente haverá produção em Roraima enquanto perdurar esse ambiente hostil a quem, produz. Temos energia permanente, porém inconfiável. Nossa malha viária não suporta um inverno um pouco mais rigoroso e lá se foi à capacidade de locomoção do transporte. Vivemos um verdadeiro APAGÃO LOGÍSTICO e nada é feito para equacionar o problema.
Mas, e se de repente alguns produtores resolvessem botar pra produzir, apesar de todas as dificuldades? Nesse caso, descobririam que a capacidade de armazenamento é quase nenhuma e nesse caso, esses produtores seriam praticamente obrigados a produzir e ir logo vendendo ao preço que melhor convier aos seus possíveis cliente. Pobre Roraima, produzir continua sendo um grande dilema.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMEÇOU O JOGO

CONVITE
Quem esteve fazendo reunião com os vereadores no município de Normandia foi o vice governador Francisco Rodrigues - PSB. Chico foi pedir apoio para sua candidatura em 2014 e de quebra pediu apoio também para seu candidato ao senado.
Segundo um dos participantes do evento, Chico fez convite para conversar um a um aqui em Boa Vista para tratar de assuntos, digamos, de interesse do município e também do estado.
SENADOR
Segundo esse participante a conversa resumiu-se a possível candidatura dele. Quanto ao candidato ao senado nenhum dos presentes se predispos a acompanhar a indicação. Por lá, terra de apreciadores de corridas de cavalo, a preferência de boa parte dos vereadores é por Telmário Mota, isso sem meias palavras.
CONSELHO
Um conselho foi dado. "Tão logo o senhor assuma, afaste-se desse homem que só tem feito mal a Roraima. Olhe... todo mundo só fala mal dele", relatou a fonte.
Na verdade é esse o medo. Se Chico se afastar de Anchieta tão logo assuma o governo, estará se livrando de um peso mais continuará com outro, senador Jucá. A rejeição dos dois é contagiosa e esse é o maior medo de Chico. Jucá perdeu a eleição como candidato em 1990, 94 com Getúlio, 98 com Teresa, 2002 com Ottomar, 2006 sendo candidato novamente e só venceu em 2010 com Anchieta após uma virada discutida até hoje nos tribunais eleitorais.
Agora é só aguardar pra ver se Chico segue o conselho ou não.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

INAUGURAÇÃO

O DISCUTINDO RORAIMA foi o primeiro grupo criado no FACEBOOK em Roraima. Nesse instante estou criando um blog para postar matérias sobre os fatos que acontecem no dia a dia de Roraima. Acabei de montar e essa é apenas uma experiência. Aos amigos que desejarem escrever artigos, postar matérias etc, o espaço é todo dos que desejarem fazê-lo.
Comentem se o modelo é agradável ou se requer alguma alteração.